sexta-feira, janeiro 16, 2009

MANIFESTO VERMELHO
Prefeito do Município de Cruz das Almas - BA


MANIFESTO DE ALERTA



Senhor Prefeito, utilizo-me respeitosamente deste meio para manifestar não indignação, mas minha preocupação com relação aos rumos do presente e futuro do processo cultural de nossa cidade, especificamente.
Não pretendo roubar-lhes o precioso tempo, tampouco desperdiçar o meu então vou diretamente ao assunto.
No último dia 10.01.09 (sábado), na Escola Moranguinho, situada em nossa cidade, foi realizado o lançamento de livro de poesias de minha autoria, intitulado- VAGA LUMES, e o que isto importa? Importa desde o instante em que toda cúpula da Secretaria de Cultura e do seu Gabinete foram convidados para o evento e sequer uma autoridade compareceu para manifestar qualquer tipo de apoio, fato questionado pelos presentes, demonstrando desprezo com a própria literatura, não à minha pessoa na condição de autor.
Poderia minimizar o fato, entretanto quero tratar o assunto de uma forma ampla e não como uma questão pessoal. Sentir na pele quanto é difícil publicar um livro, as dificuldades financeiras, o lançamento a divulgação e sua distribuição. Independente disto, não escrevo poesias para meu divertimento, hobby, para o chá das cinco ou para debruçar sobre o meu pobre ego nas manhãs de domingo enquanto rolo o gelo do meu Uísque nacional. Trato-a com seriedade com intuito de tentar transformar pessoas e para reafirmar a vida como uma vitória, livrando-as do curral da dominância e da submissão à medida que consigam enxergam suas dores e limitações, aliás, esta é a missão da arte, antes do entretenimento.
Assim com este manifesto, gostaria de questionar alguns itens ligados a esta área e obter algumas respostas, se possível;

-Será que esta secretaria vai continuar seguindo a reboque de outra secretaria, no caso a de educação e sendo um estorvo secundário ou funcionará independente, com suas verbas e estrutura própria para atendimento das diversas demandas?

-Será que as pessoas que dirigem tal área estão devidamente sintonizadas e “antenadas’ com as novidades do meio e com sensibilidade suficiente para compreender as demandas do setor de forma ampla ou será mero trampolim usado com parcialidade?

-Será que esta secretaria dispõe de um censo cultural/ artístico que identifique todas as categorias, classificando-as por atividades artísticas a fim de conhecer suas necessidades e carências?

-Será que esta secretaria tem um calendário anual/mensal de eventos previamente preparado, ou assistiremos eventos desgarrados, sem perspectivas de implantação de um processo evolutivo sólido com visão futurista que representem avanços?

- Neste mandato nossa cidade ganhará um Centro Cultural ou mesmo um Teatro, condizente com o seu desenvolvimento que tenha condições de abrigar exposições de artes plásticas de porte, espetáculos, feiras literárias, festivais de cinema e música, manifestações culturais e folclóricas diversas?

Atualmente vejo a tentativa de imposição do slogan: Cidade do forró. Podemos até aceitar outros do tipo: cidade do São João, cidade universitária e uma cidade com manifestações culturais plurais, etc. não gostaria de continuar assistindo é a cena de cidade sem memória.
Na condição de homem democrático, espero que entenda minha manifestação sincera, esperando receber uma resposta, mesmo por que quero ter bons motivos para continuar votando e apostando em seus propósitos.



Abraço fraterno,




Luciano Fraga


PS. Texto publicado em meu blog-WWW.VERSOSEPERVERSOS
.BLOGSPOT.COM

32 comentários:

Luciano Fraga disse...

Esclareço aos amigos que trata-se de um posicionamento e uma questão local.Esta carta foi devidamente encaminhada ao sr prefeito Orlando Pereira, abraço.

Anônimo disse...

Mto legal sua carta ao nosso prefeito e melhor seria se mais artistas tb tivessem estas inquietaçôes. Num periodo em que nossos governates tem uma oposíção mediocre e suspeita, cabe msmo aos artistas/cidadãos reinvindicar os seus direitos.
Ps. Lamento ter perdido a festa de lançamento do Vagalume sei que foi mto agradavel. Abraços e bos sorte !
Rocque Moraes

Luciano Fraga disse...

Amigo Rocque,saiba que sentir sua falta,você é um daqueles que muito estimo e respeito.Optei pela verdade de frente que os burburinhos nos botecos da vida,muito obrigado pelo seu apoio,grande abraço.

Nanda Assis disse...

é esse é o nosso pais.

bjosss...

pianistaboxeador21 disse...

Não sei o que dizer Luciano. Mas passei por aqui e li o texto.

Abração,

Daniel

Ruela disse...

Fiz uma exposição em época de eleições...apareceram duas comitivas rivais sem serem convidadas...tive casa - cheia?!?!

...


Abraço e força.

Zinaldo Velame disse...

Luciano você tem razão. Seu livro é mais um documento cultural de Cruz das Almas, muitos jovens utilizarão dele no futuro para pesquisas. Eles saberão que em Cruz existem pessoas interessadas em divulgar coisas que não fazem parte do roteiro televisivo. Estou lendo seu livro, e de certa forma fascinado com as idéias, espero que eles tenham a mesma sensibilidade de sorvê-las, será? Abraço, Mano!

Luciano Fraga disse...

Pois é ruela,para pensar,olhar e nada enxergar ou ler, nada soma. São iguais em todas as partes, obrigado pelo apoio, abraço.

Luciano Fraga disse...

Nanda, verdade.Muito obrigado pela visita, abraço.

Luciano Fraga disse...

Zina, você é do peito,conhece bem nossa estrutura. Preciso do seu email para mandar fotos, você Ian, estão bem bacanas, abraço.

Luciano Fraga disse...

Daniel, sempre muito obrigado, estou mandando exemplar para você, valeu? Abração.

Anônimo disse...

esses cARAS só pensam no poder, são fascistas, não gostam de mais nada além dos puxas sacos, são pessoas que admiram a morte do povo, eles falam bonito quando nas eleições depois enchem o bolso com o dinheiro do povo em cruz não tem nada de cultura da prefeitura, pra eles cultura é espada e forró e mais nada, eles não entendem nada do complicado jogo antropologico, pra eles cultura é um evento aqui ou acolá, a casa de cultura é uma vergonha em se tratando de trabalho verdadeiro de cultura e arte.o negocio é lançar o livro em salvador e dizer ao povo que ele precisa se livrar desse encosto. prefeito e sua turma de qualquer partido não passa de um encosto no dinheiro publico, ideia eles não tem.
um abraço.

Luciano Fraga disse...

Braga, você sempre incisivo, preciso e cáustico, grato pelo apoio, abraço.

Braga e Poesia disse...

fraga tem mum texto no meu blog onde diz que a sua poesia e as poesias como a sua salvaram a minha vida.
hoje temos no mundo uma onda de falsas poesias que são bombas e matam a mente do povo.
quando vc lançou o livro, vc marcou posição e disse pra que veio.
há sempre varios mundos e cada um descubra o seu.

Rounds disse...

mandou bala! continue atirando.

buenas!

Zinaldo Velame disse...

Saudações, Luciano! Meu E-mail é: zsvelame@hotmail.com, manda as fotos do lançamento do livro, quero olhar como fiquei inspirado pelo grande evento. Abraço!

Adriana Godoy disse...

Luciano, a luta é dura, a batalha diária. A sua carta pontua bem esse aspecto da política em que o que vale é a propaganda, o que dá notícia. Você fez muito bem em colocar essa questão e tomara que obtenha resposta. No mais, tudo de bom e não se esmoreça. Bj.

Unknown disse...

Adriana, obrigado pelo apoio, esta é uma questão que envolve todos nós, vamos em frente, abração.

Luciano Fraga disse...

Zina, estarei enviando,abraço.

Luciano Fraga disse...

Adriana, um amigo falou por mim,de qualquer forma reforço sua tese:propaganda, imagens, votos.Obrigado, abração.

Luciano Fraga disse...

Buenas, exerci o nosso direito de cidadão.Como dizia Belchior:"um cidadão comum, desses que se ver nas ruas..."Vamos em frente,abraço.

Lord of Erewhon disse...

Pelos vistos, é o mesmo em todo o lado!
No final, a poesia fica, os prefeitos são esquecidos.

Abraço.

Luciano Fraga disse...

Amigo Lord,é verdade, um mundo é um só, bem que poderia ser um sol...Obrigado,grande abraço.

Erica de Paula disse...

Gostei mt do seu blog, e vi indicada pelo Tarcisio do On The Rocks, adorei!!
Incluí em meus favoritos!!!

Qdo puder, passa lá no meu blog!!!

Bjs :)

Luciano Fraga disse...

Erica,muito obrigado pela visita,com toda certeza vou aparecer por lá, abraço.

Fred Matos disse...

Luciano,
Vim do blog do Tarcisio para ler sua poesia, conhecer seu blog. Antes de qualquer outra coisa, porém, felicito-o pelo livro e solidarizo-me para protestar contra o descaso dos nosso burocratas para com a cultura.
Abraços

Luciano Fraga disse...

Caro Fred, agradeço muito sua visita e o seu apoio, o descaso parece-me regra, grande abraço.

bat_thrash disse...

Não sou tão romântica como o Lord, pois no fim das contas, por eles, nossa poesia servirá prara embrulhar peixe.
Quando investe-se em cultura o resultado será uma população esclarecida e com senso de cidadania. Para o poder é melhor investir em entretenimento local como o forró, pois sacudindo o esqueleto não se pensa ou não se tem o devido esclarecimento do que realmente acontece.
Quero muito saber qual a resposta desse Prefeito, se é que haverá.
Força, Luciano!
Beijão.

bat_thrash disse...

Hoje coloquei a leitura em dia aqui em teu blogue. Como não tenho entrado muito na NET, não tenho comentado.Comentei também os textos pretéritos.

Diego Pinheiro: disse...

Olá Luciano Fraga!
Obrigado por visitar o meu blog, obrigado mesmo. Sou aluno de Ronaldo Braga e atualmenete buscamos trabalhar juntos com nosso grupo, este que se consolida a cada momento, a cada reunião.
Bem, ele já me falou muito de você e suas poesias, que são extraordinárias, pois já li algumas e digo que são, em verdade, muito boas. Quanto a este texto, bem, eu não posso dizer muita coisa, pois não sou morador da cidade e tudo mais, seria até pretencionismo da minha parte dizer algo mais profundo sobre o problema. Mas Ronaldo já me esclareceu sobre essa dificuldade em Cruz das Almas.
Voltarei mais vezes aqui também Luciano, e espero-o lá no meu blog, também. Seu blog é muito bom!

Abraços

Luciano Fraga disse...

bat_, existem coisas, fatos, pessoas, que nos mantém atentos, acesos, vivos, com sede de continuar, você é uma delas, como uma imensa mola nos impulsiona, grato pela amizade e pela força, beijo.

Marcia Barbieri disse...

O seu texto e o do Ronaldo se encontram. Só posso dizer que esse descaso é muito triste.


beijos ternos