domingo, agosto 19, 2007

Começarei pelo começo! Tanto as imagens desse número como as anteriores pertencem a um primeiro contato com a pintura, quando do meu ingresso no curso de Belas Artes em 1997. Nesses trabalhos já se evidencia minha admiração por Francis Bacon, mas também a influência expressionista de Max Beckmann, Georges Rouault e Iberê Camargo.

Acho interessante a técnica que usei nessas pinturas, muito por influência dos trabalhos de Nelson Magalhães Filho, misturando tinta acrílica, verniz, esmalte sintético, cola e asfalto. Porém eu adicionava doses extras de um pó preparado com a trituração de tijolos de cerâmica, o que acarretava uma textura acentuada e o engrossamento da película pictórica.

Costumo chamar essa fase de época da catarse, pela agressividade, energia e rapidez aplicadas na feitura desses trabalhos. São telas de médio e grande porte executadas em um ou dois dias. A exceção nesse número são as experiências com outros suportes, como o papelão em “O Banho de N. M. F.”, em que retorno ao desenho, minha primeira linguagem. Em “Paisagem” utilizei, ao redor de uma colagem, uma selva de pregos sobre uma placa de madeira. As colagens e algumas imagens dessa época são inspiradas nas ilustrações dos livros de medicina do meu pai.

Schopenhauer Fantasiado de Carcinoma 1

mixed media

100 X 80cm

Falcão

mixed media

150 x 120cm

Bicho Morto Sobre Asfalto 2

mixed media

150 x 110cm

Bicho Morto Sobre Asfalto 2

Santo Brincando de Crucificação em Paisagem Cruzalmense

mixed media

200 x 150cm



ZÉ DE ROCHA

Um comentário:

Ruela disse...

Para mim é um prazer... :)
Gostei muito desta série e da experimentação de materiais...também faço muitas experiências com todo o tipo de materiais e meios...actualmente estou exp. a área digital.
Um abraço.